"o pão nosso de cada dia nos dá hoje;" Mateus 6:11
No livro de Provérbios, capítulo 30, verso 8, lemos: "Não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me só o pão que me é necessário." Através dos séculos, homens de Deus têm reconhecido a sua dependência dele, mesmo para suprir as necessidades materiais.
Na oração modelo, a segunda divisão trata das petições referentes aos anseios humanos. O primeiro pedido é essencial, pois trata da necessidade básica da vida: o pão de cada dia. O "pão" aqui mencionado refere-se a toda alimentação necessária para o nosso sustento físico, aquilo que nos é indispensável.
Vemos nessa petição a confiança que devemos depositar no Pai celestial para suprir as nossas necessidades, dia após dia. Ninguém deve pensar que, pela abundância de coisas materiais adquiridas, pode prescindir da provisão de Deus. É o Pai quem nos dá saúde e força para trabalharmos. É Ele quem nos abre as portas do emprego para o ganha-pão de cada dia.
Todos nós que lidamos com estudantes para o ministério de Deus, temos muitas experiências da necessidade dessa petição do ponto-de-vista tanto da instituição quanto do aluno. Quantas vezes, o responsável pela alimentação de centenas de jovens fica apreensivo quanto ao dinheiro ser suficiente para a compra da comida necessária! Quantas cartas são enviadas pelos candidatos ao ministério, afirmando que não têm dinheiro para a sua estada no dormitório! Estas sempre terminam dizendo: "Não tenho dinheiro, mas Deus proverá!" Todos estes oram do fundo do coração: "Ó Deus, dá-nos hoje o pão de que precisamos. "
Por ser esta uma experiência real em nossa vida, é natural também orarmos, ao redor da mesa, agradecendo a Deus o pão que nos dá cada dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário