Deus hoje está levantando intercessores com o propósito de vigiar. Homens, mulheres, jovens e até mesmo adolescentes para intervir com orações intercessórias por um determinado objetivo.
Intro: Um acampamento militar que se preza terá com certeza um observador, uma sentinela que não pode tosquenejar , pois os seus olhos se tornam os olhos de todos os que por ele podem ser avisados, o exército inimigo ao mínimo de desatenção desta sentinela , poderá causar sérios danos. A intercessão é uma das várias características da oração como por ex. Oração de petição, oração de penitência(arrependimento),oração de louvor e adoração a Deus , oração de agradecimento e etc...
Deus hoje está levantando intercessores com o propósito de vigiar. Homens, mulheres, jovens e até mesmo adolescentes para intervir com orações intercessórias por um determinado objetivo.
1. Arregimentando vigias intercessores;
2. Estabelecendo propósitos para a intercessão;
3. Intensidade da intercessão.
1)Arregimentando vigias intercessores;
Antes de mais nada precisamos entender que a oração é um requisito da vida cristã que é pertinente a todos os que foram salvos, visto que a oração é fundamental para o desenvolvimentos de nossa fé e comunhão com Deus.
Há duas maneiras de se arregimentar os vigias intercessores :
1º - Eles podem ser incumbidos por parte da igreja ou de alguma pessoa em particular;
2º - Eles podem ser levantados pelo próprio Deus.
No 1º caso tratamos de algo que seja de interesse coletivo da congregação, trata-se de uma oração intercessória em favor de propósitos estabelecidos que dizem respeito ao todo ou, também de caráter pessoal , alguém que queira uma oração por alguém que conheça que está doente ou enfrentando problemas de distúrbios espirituais e etc...podemos colher alguns exemplos, tais como:
• Orar por autoridades civis (1Tm 2:1,2)
• Orar pelo progresso missionário(2Ts3:1,2)
• Orar uns pelos outros.(Tg 5:16)
• Orar por quem nos persegue(Mt 5:44)
• Orar por nossos líderes espirituais(At 12:5)
E poderíamos enumerar outras mais.
No 2º caso podemos identificar nos momentos de oração ou algum momento aleatório, quando a nossa rotina de oração é alterada repentinamente, quando nos vem um forte desejo de orar por alguém ou por algo que ocasionalmente não pretendíamos estar apresentando em oração. Estas orações não são programadas , elas são espontaneamente movidas por um impulso do Espírito Santo.
Cabe a nós termos a sensibilidade de poder identifica-las e interceder , embora nem saibamos para que estamos orando, se Ele der esta direção tb se encarregará de conduzir nossa oração.Podemos tomar por exemplo o caso da conversão de Saulo. Neste fato ocorrido podemos entender melhor :• a dimensão espiritual e eficácia da oração, • e que Deus usa homens para abençoar homens.
2)Estabelecendo propósitos para a intercessão:
Ninguém faria uma casa apenas para satisfazer o seu ego em poder um dia dizer que construiu algo de bom em sua vida, vc faz uma casa para vc morar nela , assim tb a oração precisa ter propósitos , nossa oração precisa ser norteada por propósitos.Alguns exemplos:
Este foi o segredo do ministério de Charles Finney, que resultou em centenas de milhares de conversões ao Senhor, e cujas reuniões em 1858-1859 foram consideradas diretamente responsáveis por um dos maiores avivamentos da história.
O próprio Finney era um poderoso homem de oração, e além dele havia outros que oravam em favor do seu ministério. Nas suas famosas palestras sobre avivamento, de um total de 22, quatro tratavam do papel da oração. Quando Finney viajava de um lugar para outro, ele era acompanhado por dois homens idosos conhecidos como Tio Clary e Tio Nash.
Quando ele foi para Inglaterra para ficar por várias semanas de reuniões especiais, estes dois homens de modestos recursos também viajaram para lá, alugaram um porão escuro e úmido por vinte e cinco centavos por semana, e permaneceram lá de joelhos, batalhando em oração. Suas lágrimas e gemidos em oração prevaleceram. Foram os vigias/intercessores de Finney.
Quando Evan Roberts foi tão poderosamente usado por Deus no grande avivamento do País de Gales em 1904-1905, havia um pequeno grupo de jovens que assumiram o papel de vigias/intercessores.
3) Intensidade da oração:
“...clamarão dia e noite...até que Jerusalém seja restabelecida...” (Isaías 62:6,7).
A meta destes guardas era de clamar até que o seu objetivo fosse alcançado.
Jesus utilizou uma parábola para salientar o quanto se deve ser perseverante quando se buscar algo de Deus (A viúva e o juiz iníquo Lc 18:1-7).
A intensidade desta oração seja motivada pelo objetivo , o que faz com que se persevere nesse tipo de oração, é o desejo que se tem de alcançar o que se busca , a intensidade desta oração será do tamanho da vontade de obter o que se quer , se quer muito intercederá muito, se pouco então intercederá pouco.
Alguém perguntaria: “Até quando se deve interceder”???
No verso de Isaías podemos notar um pequeno detalhe que vem a dar a explicação para esta indagação, repetindo: “...clamarão dia e noite... até que Jerusalém seja restabelecida...” na parábola usada neste capítulo também é mencionado a perseverança que a viúva tinha, até que esta teve sua causa julgada. O que tudo isso tem a nos dizer é que devemos caminhar passo após passo, as vezes colocamos uma série de propósitos desordenadamente, é preciso se vencer vitória após vitória, à medida que formos conquistando nossos objetivos e sendo atendidos , iremos aprender a ter mais confiança em Deus quanto ao que temos apresentado diante d’Ele , devemos literalmente importuná-lo até que sejamos atendidos.**
** Considerar Tg 4:3 – pedi e não recebeis por que pedis para vossos próprios prazeres e ainda; 1 Jo 5:14 - que diz que se pedirmos algo conforme a Sua vontade seríamos ouvidos
Conclusão: “Orai sem cessar” (1 Ts 5:24)
Nenhum comentário:
Postar um comentário